// 1977 | 1993 ::
A voz dessa canção

Zé Renato começou sua carreira artística participando de festivais. Em 1977, integrou o grupo Cantares, ao lado de Marcos Ariel, entre outros, com o qual lançou um compacto duplo pela Funarte, no ano seguinte, no projeto "Vitrines". Em 1979, formou, com Claudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos.

Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais. Em 1982 lançou "Fonte da vida", seu primeiro disco solo, e, no ano seguinte, "Luz e mistério". A partir de 1984 começou a atuar em dupla com Cláudio Nucci, com quem lançou o disco "Pelo sim, pelo não". Suas canções "Pelo sim, pelo não" (com Claudio Nucci e Juca Filho) e "A hora e a vez" (com Cláudio Nucci e Ronaldo Bastos), gravadas nesse disco, foram incluídas na trilha sonora de "Roque Santeiro", novela da TV Globo.

Em 1985 participou da trilha sonora de "O tempo e o vento", minissérie transmitida pela TV Globo, gravando as músicas "Rodrigo, meu capitão" e "Dona Bibiana", de Tom Jobim. Em 1986 formou, com Cláudio Nucci, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira e João Batista, a Banda Zil, com a qual lançou em 1988 o LP "Zil". O disco foi relançado dois anos depois pela Polygram americana nos Estados Unidos, Europa e Japão, acrescido de sua canção "Song for a rainforest" (com Claudio Nucci), e esteve durante duas semanas na parada de sucessos da revista Billboard.

No ano seguinte integrou a banda de Al di Meola, participando da gravação do LP "Tiranizo" e de turnês pelos Estados Unidos e Europa. Em 1988 lançou "Pegadas". Em 1993 formou um trio com Victor Biglione e Litto Nebbia, gravando em Buenos Aires o disco "Ponto de encontro", lançado no Brasil pela Leblon Records.

1993 | 2000 :: Opinião


com Juca Filho


com Hamilton Vaz Pereira

VOLTAR